Uma semana fora de Aveiro


Caros amigos e colegas

Esta semana que está quase a acabar foi uma semana de nostalgia, uma vez que regressei às origens:

Na segunda e terça-feira, para carregar energias para o encontro nacional da SPM, fui até Alcobaça: Para quem não sabe, este é o meu concelho.

Decidi visitar lugares que à muito não visitava como o Mosteiro (que toda a gente conhece) e os paços do concelho (na foto acima, a nossa exuberante câmara municipal).


Passei ainda pelo nosso remodelado cine-teatro, um lugar que frequentava nos meus tempos de secundário. Perdi aqui muitas tardes com os meus amigos a falar de tudo um pouco. Este também era um ponto de encontro habitual dos alunos que frequentavam as escolas secundárias D.Pedro I e Dª. Inês de Castro.

Na quarta-feira, foi o primeiro dia do encontro nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática. Lá tive eu de ir para o bulício da cidade de Lisboa … Embora esteja habituado a conduzir com alguma frequência, tenho de confessar que já não estava habituado a estas filas de trânsitos infindáveis.
Claro, mas esta é a parte chata …


A parte mais interessante foi o encontro em si:
Começou com a sessão de abertura presidida pelo presidente do ISEL, José Quadrado e Nuno Crato, que penso que todos devem conhecer.

O congresso prosseguiu com algumas sessões principais e temáticas. No entanto, foi um pouco complicado manter as pessoas conectadas com o encontro, pois na parte da tarde jogou a nossa selecção: Acho que ninguém ficou indiferente.

Depois do jogo houve ainda lugar para um debate sobre “o ensino da matemática : do secundário ao ensino superior”, moderado pelo professor Nuno Crato.

Quinta-feira (ontem) foi um dia interessante, embora um pouco exaustivo.
Começou com uma palestra do professor Luís Nunes Vicente, da Universidade de Coimbra (foto acima) e culminou com uma palestra bastante entusiasta dada pelo professor John Ockendon da universidade de Oxford (foto abaixo).
Este foi também o dia em que dei a minha palestra: Correu bem, houve sorrisos no fim embora não me tenham colocado qualquer pergunta.
Posso dizer que foi um bom barómetro para os congressos internacionais que se avizinham.


Hoje é o último dia de congresso, o que significa que algo mais vai haver que contar…

Fiquem atentos, pois eu devo-vos contar brevemente.

Tenham um bom fim de semana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s