O que significa estar longe e estar perto?

Muitos dias damos connosco a meditar sobre este paradoxo existencial! Por exemplo, os nossos amigos e família estão longe mas perto de nós a suportar-nos. Para eles a distância é apenas um detalhe. Não se importar de correr um mundo, por mais que longe que seja, por nós.

O mundo vive da ilusão óptica e os que nos parece estar longe está perto e vice-versa.

Muitos de nós, mesmo aqueles que usam óculos com poucas dioptrias, temos uma percepção ilusória daquilo que nos rodeia! Um cego, desprovido da sua visão, embora tenha problemas de locomoção, nunca terá problemas de orientação pois sabe que fazer, mesmo que esteja perdido no meio de uma cidade, pois não é corrompido pela sua visão.

Podemos estar no meio de cidades como Lisboa, Madrid, Berlim, Nova Iorque, … e pensarmos que temos muitos amigos à nossa volta … mas na verdade o que temos são pessoas que se encontram na nossa situação: Perto da multidão mas longe dos seus corações.

É neste mundo fragmentado que devemos mostrar vontade de vencer se queremos alcançar os nossos objectivos. Devemos perceber bem o mundo que nos rodeia para podermos agir de forma audaz de forma a nos salvarmos das mais variadas intempéries que possam surgir no nosso caminho. Convém recordar que uma ilha é um fragmento de terra rodeado por água por todos os lados. É óbvio que se permanecermos sempre na nossa ilha, iremos ter dificuldades em singrar pois parte do nosso sucesso se deve ao reconhecimento dos outros.

Por outro lado, é sempre bom termos uma ilha só nossa, um lugar só nosso onde possamos fazer curtas introspecções do mundo que nos rodeia e abstrairmo-nos da realidade.

Por isso, não tenhamos vergonha em dizermos que vivemos numa ilha! Se não o dissermos, é mais difícil descobrirem que vivemos lá.

Só assim o mundo que nos rodeia irá estar longe mas perto.

1 comentário a “O que significa estar longe e estar perto?

  1. Nós somos uma ilha e devemos assumir isso com orgulho, é isso que nos ajuda a diferenciar dos outros.
    Muitas vezes temos que passar por sermos como Robinson Crusoé para entendermos quem nós verdadeiramente somos e o que fazemos cá neste calhau ao lado do Sol chamado Terra.

    Hare Khrisna

Deixe um comentário