Grandes Portugueses: Comentário Final


Estamos quase no fim de um dia de ressaca. Depois da vitória de Salazar, parece que os nervos vieram à flor da pele! Não compreendo porquê mas OK.
Como já tinha dito à mais de um mês atrás no post

http://lost-in-berlin.blogspot.com/2007/02/grandes-portugueses.html

a vitória de Salazar ou de Cunhal era uma coisa que estava à espera! Penso que essa é a opinião de qualquer leigo, mesmo daqueles que não acompanharam o programa!
Como foi dito ontem, esta votação pode possíveis leituras tais como uma passagem de incompetência aos nossos políticos. (vídeo YouTube comentário António Dacosta)
A meu ver, esta votação reflecte a actual sociedade que temos, uma sociedade mediocre, saudosista que ainda não se imancipou! Contra mim redijo estas críticas, pois sou um entre 10 milhões.
Quanto à final de ontem, penso que a nossa televisão de ontem prestou um mau serviço público. Aquela final mais parecia os “Gregos e Troianos” (apresentado à uns anos atrás pela deprimente Júlia Pinheiro) onde quem “berrava” mais alto eram os donos da verdade. Isso notou-se pelos tempos de antena dados durante o programa aos defensores dos candidatos.
Outro aspecto negativo da final de ontem foi a falta de fair play por parte dos defensores. Penso que o que se pretendia com o programa era fazer da nossa história um motivo de orgulho, e não uma questão de cores políticas. Aqui todos eram vencedores!
E a questão de se poder votar até ao fim do programa (alterar o sentido de voto)? Devia estar com amnésia/náuseas durante o programa mas mas por instantes tive a sensação que estava a assistir ao Big Brother ou ao Dança Comigo.
Como já li hoje num comentário num blog, “qualquer criança da escola primária com a devida instrução defenderia melhor Álvaro Cunhal que Odete Santos”.
A meu ver, penso que Cunhal ontem deve ter dado voltas na urna de cada vez Odete Santos tomava a palavra.

Encerra assim um longo ciclo de debate nacional, onde os Portugueses foram postos à prova! Foi uma óptima oportunidade clarificar tudo aquilo que já sabia assim como aprender mais um pouco sobre os nossos antepassados.

Notícias e comentários:

Site Grandes Portugueses
Jornal O Público
JN
El Mundo
Opinião Jornalista José Manuel Barroso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s