Seminário diagonal IST

Estava eu há pouco a pesquisar na internet e saiu-me esta pérola: Um cartaz do Seminário Diagonal do Instituto Superior Técnico (IST).
O tema parece ser muito interessante, não fosse esta uma aluna do IST. Bem, deixa-me cá ler o abstract:

Depois de ler este abstract, fiquei com pena de não ter ido assistir a este seminário, pois segundo é dito no cartaz “A Teoria de Morse é uma área muito bonita e importante da Topologia Diferencial” e ainda por cima podia-se levar o farnel (“quem quiser traz farnel”).
Já viram isto? Parece que o IST arranjou uma forma para cativar os alunos a assistir aos seminários.
Será mesmo verdade que A Teoria de Morse é uma área muito bonita?
Deixa cá fazer uma pesquisa no google. E aqui está o resultado!
Depois de fazer a minha pesquisa pessoal, como ignorante que sou na área optei por consultar a página do wikipédia.
Comecei por ler esta página e fiquei totalmente convencido! Afinal a Teoria de Morse é uma área muito bonita e importante da Topologia Diferencial. No entanto, fiquei deprimido pois se quiser estudar Teoria de Morse, tenho de estudar muito mais que os pontos críticos…
Depois de ler isto, cheguei à conclusão porque é que nos últimos seminários que dei, tive tão poucas pessoas na assistência. Por acaso, um deles começou às 19h (Madrid). Neste caso, os organizadores esqueçeram-se de escrever no cartaz “quem quiser traz aperitivos“. De certeza que teriam ido muitas mais pessoas assistir ao meu seminário e muito menos pessoas teriam aberto a boca durante a minha palestra.
E já agora? Porque é que hoje me dei ao trabalho de ter escrito um abstract tão detalhado para a palestra que vou dar no próximo dia 23 em Coimbra? Por mais que explique detalhadamente o que irei apresentar, ninguém me garantiu ainda que vou ter uma boa assistência e, acima de tudo, as pessoas que vão assistem poderão levar farnel! Segundo me disseram à dias os organizadores, o nº de palestrantes obriga a que o workshop comece por volta das 9h00 acabe por volta das 19h30min!

2 thoughts on “Seminário diagonal IST

  1. Ontem na RTP2 deu um programa sobre a história da matemática, mais propriamente sobre a História da Numeração. Misturava cenas cómicas com história, o apresentador acho que pertenceu aos Monthy Pyton.
    Era da BBC, foi porreiro.
    Vale tudo para apresentar uma ideia🙂

  2. “Vale tudo para apresentar uma ideia :)”

    Sim claro. Vale tudo para apresentar uma ideia! Eu dei-me ao trabalho de investigar o que são os seminários diagonais do IST! Neste tipo de seminários são os alunos que dão palestras. É pena não haver deste tipo de iniciativas em Aveiro, mas adiante!
    Voltando ao vale tudo para apresentar uma ideia:
    Eu também sou a favor de se estimular a aprendizagem da matemática pela parte lúdica, mas penso que as coisas não podem cair na banalidade.
    Eu achei imensa piada ao abstract e por isso decidi satirizar um bocado. E este abstract é um verdadeiro tesourinho deprimente: Logo no início : “A Teoria de Morse é uma área muito bonita …”
    Pah! Eu posso dizer que aquilo que faço é muito bonito mas o público alvo pode não achar o mesmo. Este é um dos erros básicos a evitar quando se escreve abstract para participar numa conferência a nível nacional!
    Podes não concordar com a minha última observação, mas tens de concordar que a parte do farnel teve a sua piada!
    Na minha terra (por acaso bem perto de Lisboa), convidar as pessoas para levar o farnel é o mesmo que dizer “Venha que isto vai ser uma amena cavaqueira!”
    Mas claro, um aspecto a ter em conta. Mas é preciso não divulgar isto em voz alta!

    Para universidades como o IST que gritam a todos os cantos do mundo que são os melhores, estas coisas só vêm manchar a imagem da Universidade.

Deixe uma Resposta

