Agradecimento e esclarecimentos

A todos aqueles que de intencionalmente ou acidentalmente vieram aqui parar a este meu estaminé, o meu sincero obrigado pois nos últimos dias o número de visitas aumentou consideravelmente (o maior, desde que incrementei o contador).

Para tentar perceber o fenómeno das visitas, eis que decidi fazer uma consulta às estatísticas (melhor dizendo, cuscar o que vocês fizeram até virem aqui parar, perdidos …)

E eis que encontrei casos curiosos de serem analisados. Por exemplo, reparei que alguém (não vou dizer os IP’s) procurou no Google keywords como

ANDREY OKOUNKOV
video andrey okounkov

___________________

Upload 28-08-2007 : foto wendelin werner
___________________

Desde já o meu obrigado aos rapazes do google de terem colocado o meu blog como primeiro resultado da pesquisa. Penso que finalmente perceberam que este blog para além de ser um lugar onde o autor por vezes entra em estado de transe, também contém ligações interessantes (ou não …) para lugares que o próprio acha interessante. Adiante …

Para que os rapazes do google continuem a recambiar para aqui mais pessoas perdidas , vou aqui deixar as hiperligações que eu acho interessante de todos os medalhas fields:

Comecemos então por Andrei Okounkov. O seu site pessoal encontra-se em
http://www.math.princeton.edu/~okounkov/

Relembro que Okounkov ganhou a medalha pela contribuição ao relacionar as áreas de probabilidades, teoria das representações e geometria algébrica.

Para quem não sabe, eu não trabalho em nenhuma destas três áreas da matemática. No entanto foi a partir de uma pesquisa no Arxiv que descobri o trabalho de Richard Kenyon (este sim, trabalha na minha área!).

Passemos a Grigori Perelman que ganhou a medalha fields pelas suas contribuições na geometria diferencial e seus insights revolucionários na estrutura analítica e geométrica dos fluxos de Ricci que conduziu à prova da conjectura de Poincaré.
Como devem ter visto no vídeo que anexei neste post, Perelman recusou em receber o seu prémio argumentando por escrito que a medalha não lhe dizia nada. O que interessava era reconheceram que a prova da conjectura está correcta. Pelo que se consta, Perelman retirou-se em definitivo da Matemática e que (ainda) vive com a sua mãe nos subúrbios de Moscovo.

Falemos de seguida do novo Mozart da Matemática, Terence Tao que ganhou a medalha fields pelas suas contribuições às equações com derivadas parciais, à combinatória, à análise harmónica e à teoria dos números“. Para os leigos da matemática, este título fora atribuído a Euler.
A sua página pessoal pode ser vista em http://www.math.ucla.edu/~tao/.
Tal como alguns dos presentes no ICM2006, tive a sorte de comprar um dos últimos livros do Terence Tao, Nonlinear Dispersive Equations: Local and Global Analysis
com dedicatória : (Dear Nelson All the best).
Se bem me recordo do momento, estive a 5 metros de Tao por volta de 30 segundos para receber esta curta dedicatória.
Para alguns, este gesto embora éfemero pode não dizer nada. Para mim é algo que me faz acreditar que vale a pena continuar nesta vida.
Descobri recentemente que o senhor Tao decidiu juntar-se à comunidade bloguista com o seu já famoso blog What’s new

Para finalizar, falemos um pouco de Wendelin Werner que ganhou a medalha fields pela sua contribuição ao desenvolvimento da evolução estocástica de Loewner, à geometria do movimento Browniano (i.e. estudo de propriedades fractais) a duas dimensões e à teoria conforme dos campos.
A sua página pessoal pode ser vista em http://www.math.u-psud.fr/~werner/
Além de alguns aspectos curiosos em torno deste famoso matemático como por exemplo, de ter nascido na Alemanha e de se ter naturalizado Francês, Wendelin Werner entrou para a história por ter sido o primeiro Matemático da área das probabilidades a receber este distinto prémio.
Este senhor tem alguns aspectos em comum comigo como por exemplo, o facto ser do meu signo (eu nasci a 26 de Setembro) e o facto de os meus pais se terem casado a 23 de Setembro.

Para terminar este post, vou deixar-vos com um link para uma palestra de Wendelin Werner para a televisão Húngara em Abril 2007.

Deixe uma Resposta

