Os diferentes fazem a diferença!

Certo dia quando me encontrava em viagem de finalistas com os meus colegas de secundário, um deles já alcoolicamente bem disposto, disse-me uma máxima que jamais irei esquecer:

“Os diferentes fazem a diferença!”

A nossa relação como amigos nunca foi das melhores, muito por estarmos na altura a batalhar pelo mesmo amor (diga-se a mesma miúda), mas acima de tudo muito por culpa das nossas diferenças.
Por vezes questiono-me se ele, mesmo que meu rival, não foi um dos melhores amigos.
Por acaso até nos tornarmos amigos . No entanto esta ligação acabou por se dissipar com o tempo, muito por culpa de estudarmos em cidades diferentes e distantes.
Embora por vezes me custe admitir, parte daquilo que hoje sou, a muito o lho devo pois ele foi das poucas pessoas que me interpelou com palavras certas no momento certo.
Já não me lembro do último dia em que nos falámos, mas lembro-me que numa das últimas vezes que nos falámos, encontrava-me a finalizar a minha licenciatura:
Foi no dia do desfile do enterro do ano, quando pela força do acaso estávamos a jantar no mesmo restaurante, eu acompanhado pelos meus colegas de curso e ele numa outra mesa com o seu irmão, finalista em ECT.
Quando nos encontrámos, lembro-me que estivemos cerca de meia hora. Lembro-me que durante a nossa conversa lhe contei que estava a ter sucesso nos meus estudos ao qual ele retorquiu com um simples sorriso.
Já ao terminar a nossa conversa, pego no meu lençol de finalista e dei-lho para que ele o assinasse. Ele assinou com uma simples dedicatória e antes de nos despedirmos, disse-me umas palavrinhas que me tocaram bastante …
É nestes momentos efémeros quem são os nossos verdadeiros amigos: Aqueles que parecem estar ausentes mas estão presentes; aqueles que nos aceitam e não os que nos rejeitam mas acima de tudo aqueles que aceitam as nossas diferenças.
É por esta e por outras que os diferentes fazem a diferença!

Deixe uma Resposta

