Se 2+2=5, então eu sou o Pai Natal!

Como é do conhecimento de todos, o sonho de qualquer petiz de palmo e meio é esperar na noite de consolada pela chegada do Pai Natal na esperança de o conhecer. Mas uma vez que nenhum deles ainda o viu descer pela chaminé, é natural colocar-se a seguinte questão: Será que o Pai Natal existe?

Por outro lado, as frequentes idas a shoppings geram uma certa confusão nos petizes uma vez que não veem apenas um mas vários Pai Natal. Depois de se passar o fim de semana a tirar fotos ao colinho dos Pais Natais que vagueiam pelos shoppings deste país, qualquer petiz acaba por perguntar a si mesmo: Existe mais do que um Pai Natal?
As duas frases anteriores conduzem-nos naturalmente a duas questões intimamente relacionadas com o pensamento matemático, mais propriamente com questões de existência (Será que o Pai Natal existe?) e unicidade ( Existe mais do que um Pai Natal?).

Para aqueles que estão familiarizados com a linguagem matemática, devem saber à priori que é mais difícil provar a existência (i.e. a existência do Pai Natal) do que a unicidade (i.e. o Pai Natal é só um).

Por essa razão, vou começar por provar que o o Pai Natal é só um.

Antes de provar a unicidade, precisamos de formular a conjectura. Depois de alguns cálculos, cheguei à seguinte formulação:

    • Conjectura (unicidade): Se 2+2=5, então eu sou o Pai Natal.

Passemos de imediato à prova:

Suponhamos que 2+2=5.

Ao subtrairmos 2 em cada um dos membros da igualdade, a igualdade anterior é equivalente a termos 2=3.

Se desta vez subtrair 2 em cada um dos membros da igualdade, obtem-se que 2=3 é equivalente à igualdade 1=2.

Mas 1=2 é o mesmo que 2=1.

Ora eu e o Pai Natal somos 2 e 2=1. Logo eu sou o Pai Natal (OhOohohohohohoohoohhhhhhh :P)

Santa Claus

Está deste modo explicada a razão pela qual ganho uns quilinhos a mais nesta época festiva.

Para finalizar, gostaria de propor a todos os que passarem por aqui os seguinte desafios:

  1. Provem-me que eu estou enganado.
  2. Provem-me que o Pai Natal existe (ou não!).

São válidos todos os tipos de argumentação científica parvos e é recomendável o uso de código TeX.

One thought on “Se 2+2=5, então eu sou o Pai Natal!

  1. Pingback: Carta ao Pai Natal « Lost in my thoughts

Deixe uma Resposta

