Tecnologia dá nova vida a paralisados no Second Life

Um grupo de investigadores universitários japoneses está a testar uma tecnologia que tem como objectivo ajudar as pessoas paralíticas a utilizarem o cérebro para poderem participar no mundo virtual Second Life.

De acordo com a Reuters a equipa responsável pelo projecto, sedeada na Universidade Keio e liderada pelo investigador Junichi Ushiba, já fez uma apresentação onde explicou que a tecnologia recorre à utilização de eléctrodos na cabeça do utilizador que recebem e analisam informações associadas à actividade cerebral.

Estes dados são interpretados por um computador permitindo ao utilizador controlar o seu avatar sem ter de tocar no teclado ou no rato.

Reconhecendo que «quando uma pessoa está paralisada a sua vida torna-se mais restringida», o investigador acredita que «com esta tecnologia podemos interceptar a sua intenção de se movimentar, permitindo-lhes ir às compras no Second Life ou até criar um negócio».

Apesar de o projecto ainda estar a dar os primeiros passos, Junichi Ushiba, que também trabalha num centro de reabilitação, espera que a partir do próximo ano esta tecnologia possa vir a ser testada por alguns dos pacientes.

De momento a tecnologia está a ser experimentada por alunos da universidade que estão a tentar descobrir quais os melhores locais da cabeça humana onde os eléctrodos poderão ser colocados.

«O importante é estar concentrado. Não podemos sequer pensar em mais nada», revelou à agência noticiosa um dos estudantes que está a testar o sistema.

in Sol

One thought on “Tecnologia dá nova vida a paralisados no Second Life

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s