Olhos azuis: Um antepassado comum

myEyes 

 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Copenhaga descobriu que todas as pessoas com olhos azuis partilham um único antepassado comum, que sofreu uma alteração genética há 6.000-10.000 anos atrás.
De acordo com o professor Eiberg do Departamento de Medicina Celular e Molecular, originalmente todos tínhamos olhos castanhos.
No entanto, uma «mutação genética no gene OCA2 do nosso cromossoma resultou na criação de um “interruptor”, que literalmente “desligou” a capacidade de produzir olhos castanhos».
O gene OCA2 codifica a proteína P, que produz a melanina – o pigmento responsável pela coloração dos pêlos, olhos e pele dos seres humanos.
Esse “interruptor” situa-se num gene adjacente ao OCA2 e não “desliga” totalmente o gene, mas limita a sua acção a reduzir a produção de melanina na íris.
Isto resulta na “diluição” dos olhos castanhos para azuis.
Se o gene OCA2 fosse destruído ou deixasse de funcionar o resultado seria o albinismo – a falta de pigmentação nos olhos, pêlos e pele.
A variação da cor dos olhos castanhos a verdes pode ser explicada pela quantidade de melanina na íris, mas esta variação é muito pequena nas pessoas de olhos azuis.
«A partir disto podemos concluir que todos os indivíduos de olhos azuis estão ligados ao mesmo antepassado», explica Eiberg.
«Todos eles herdaram o mesmo interruptor exactamente do mesmo local no seu ADN», acrescenta.
Eiberg identificou pela primeira vez o gene OCA2 como sendo responsável pela cor dos olhos em 1996, quando iniciou a sua pesquisa.
O cientista e a sua equipa examinaram o ADN mitocondrial e compararam a cor dos olhos de indivíduos de olhos azuis de países como a Jordânia, Dinamarca e Turquia.

Ciberia.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s